Marcelo Jeneci e Silvio Meira no primeiro dia do Mundo Unifor 2017

2017-10-16-Jeneci-interna

Pela primeira vez em apresentação solo no Ceará, o cantor e instrumentista Marcelo Jeneci abriu as apresentações artísticas do primeiro dia do Mundo Unifor 2017 nesta segunda-feira (16), com a performance “Jeneci Solo”. O show apresentou músicas inéditas, bem como os sucessos de seus dois discos - “Feito pra acabar” (2010) e “De graça” (2014). O evento foi aberto ao público e reuniu cerca de 1.500 pessoas, entre estudantes, professores, funcionários e visitantes.

“Fortaleza é um nome forte, então para mim é sempre forte tocar aqui”, disse o cantor antes de subir ao palco. Com efeitos musicais excêntricos antes de iniciar as músicas, o artista animou a apresentação com canções como “Feito pra Acabar” e “O Melhor da Vida”. O show também contou com a apresentação do convidado Daniel Medina.

Jeneci encerrou suas canções autorais com a música “Felicidade”, uma das preferidas do público, que cantou junto com o artista. Mas foi com a sanfona na cintura que Jeneci desceu do palco e se despediu da Unifor com “Sanfona Sentida”, de Luiz Gonzaga, e “Festa”, de Gonzaguinha. Após o show, o artista, bastante animado e conversando com o público até o final da apresentação, recebeu estudantes, funcionários e visitantes para tirar fotos, selfies e conceder entrevistas, bem como trocar algumas palavras com seus fãs.

A estudante Nídia Luna, do 9º semestre de Psicologia, disse que já conhecia o cantor e que esteve presente em outros de seus shows, mas que isso não a impediu de emocionar-se, ao vê-lo de perto em sua performance da música “Pra Sonhar”.  A aluna afirmou que, quando um evento do porte do “Mundo Unifor” contempla apresentações culturais, a experiência dos alunos enriquece. “Sempre gosto dos eventos que a Unifor traz para nós [alunos], porque nos possibilita de participar de atividades culturais, acadêmicas… Torna-se um evento completo”, declara.

Marcelo Jeneci foi vencedor do prêmio “Melhor Compositor”, da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), em 2014, e teve seu álbum “De graça” indicado ao prêmio de “Melhor Álbum de MPB” no Grammy Latino de 2014.

Palestra com Silvio Meira

2017-10-16-silvio-meira-internaApós a abertura com show de Marcelo Jeneci, o primeiro dia do Mundo Unifor encerrou com o palestrante e pesquisador da área tecnológica Silvio Meira, fundador e presidente do Conselho de Administração do Porto Digital de Recife, parque tecnológico de destaque internacional. A palestra contou com a mediação do professor Vasco Furtado, diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Universidade de Fortaleza.

Silvio Meira discutiu sobre suas previsões em relação ao futuro da relação entre a internet e o ser humano, bem como os pré-requisitos das plataformas digitais que poderão ser necessários em futuro próximo. O grande foco da palestra foi sobre como os negócios disruptivos - empreendimentos que se adaptam às novas tecnologias e trazem forma inovadora de consumir produtos e serviços -, terão influência no dia-a-dia da população, desde pedir refeições online à controlar a mobilidade urbana de uma cidade. “Tudo estará em rede, conectado, da menor loja ao varejo físico e virtual”, declara

Para o palestrante, a associação da rotina com a tecnologia é pauta a ser discutida e reflete em diversos outros assuntos a serem abordados, como a “internet das coisas” - que refere-se à rede online de objetos - e as Applications Platform Interface (API’s) - interface que permite a inovação na criação de aplicativos.

De acordo com ele, essa mudança abrirá espaço para diversos atributos, que serão indispensáveis para o mercado do trabalho em alguns anos, como criatividade, capacidade de resolução de problemas complexos e gestão de pessoas, e que devem ser prioridade para os estudantes de hoje que serão os contratados em futuro próximo. “A entrada de tecnologia no mercado está sendo muito rápida e os indivíduos têm que acompanhar essa evolução”, conclui. Antes de finalizar a palestra, o professor também respondeu a perguntas do público, que reuniu alunos, professores e funcionários da Universidade e visitantes do Mundo Unifor 2017.

Silvio Meira é professor da Universidade federal de Pernambuco (UFPE) e professor associado da escola de Direito da FGV-Rio. Também é cocriador e provocador-chefe de uma das primeiras redes de business designers do Brasil, a Ikewai. Engenheiro eletrônico pelo ITA, mestre em Informática (UFPE) e PhD em Computação (University of Kent at Canterbury - UK). Autor do livro Novos Negócios Inovadores de Crescimento Empreendedor no Brasil (2013).

Mundo Unifor 2017

A 8ª edição do Mundo Unifor iniciou nesta segunda-feira, 16, e traz como tema “As artes do pensamento em tempos de mudanças”. Realizado pela Universidade de Fortaleza, o evento acontece no período de 16 a 21 de outubro e conta com oficinas, palestras, shows e diversas outras programações, além de trazer grandes nomes de diferentes áreas de conhecimento para troca de ideias com alunos e professores, como Marcia Tiburi, Silvio Meira, Sergio Abranches, Arnaldo Antunes, Contardo Calligaris, Paola Torres e Fernanda da Escóssia.

Outro evento parte da programação do Mundo Unifor são os Encontros Científicos, que têm o objetivo de debater e expor discussões de alunos e professores com apresentação de artigos e trabalhos de temas que envolvem ciência, cultura e tecnologia.