Mundo Unifor 2017 | Programação Principal

2017_silvio_meiraSilvio Meira
Professor PhD em Computação
16 de outubro de 2017 (segunda-feira), 19h, Praça Central da Unifor

Professor emérito (UFPE) e professor associado da escola de Direito da FGV-Rio. Fundador e presidente do conselho de administração do Porto Digital, cocriador e provocador-chefe de uma das primeiras redes de business designers do Brasil, a Ikewai. Engenheiro eletrônico pelo ITA, mestre em Informática (UFPE) e PhD em Computação (University of Kent at Canterbury - UK). Autor do livro Novos Negócios Inovadores de Crescimento Empreendedor no Brasil (2013).

2017_giuliano_cedroniGiuliano Cedroni
Roteirista e Diretor de filmes e séries
17 de outubro de 2017 (terça-feira), 16h, Teatro Celina Queiroz

Formado em História, tornou-se jornalista. Foi editor e diretor de redação da Revista Trip. Trabalhou também na editora Abril e na agência Africa. Passou a atuar como roteirista, dedicando-se ao cinema. Assinou a pesquisa e o roteiro do documentário premiado “Motoboys - Vida Loca”, “Trinta” e “Coração Vagabundo”. Trabalhou em parceria com a HBO, como diretor, em uma série de documentários.

2017_jacson_fressattoJacson Fressatto
Criador do robô Laura
18 de outubro de 2017 (quarta-feira), 15h, Teatro Celina Queiroz

Fundador e CPO (Chief of Product Office) da Laura Networks. Criador do 1º Robô de Inteligência Artificial gerenciador de riscos do mundo. Arquiteto de sistemas, focado no desenvolvimento de tecnologias de data analytics, machine learning (aprendizagem de Máquina), microsserviços e autônomos, utilizando as metodologias de gestão ágil e organização exponencial (ExpO). Fundou duas empresas de tecnologia e uma de consultoria em investigação corporativa.

andre-carvalhal-mundo-unifor-2017

André Carvalhal
Empresário de moda e ex-Farm
18 de outubro de 2017 (quarta-feira), 19h, Praça Central da Unifor

Ex-gerente de Marketing da Farm e cofundador da MALHA, marca 100% sustentável. É autor do livro “Moda com Propósito”. Graduado em Publicidade, Jornalismo e pós-graduado em Marketing Digital. Coordenador e professor no Istituto Europeo di Design, Perestroika, Instituto Rio Moda, Instituto IAJ e POP - Polo de Pensamento Contemporâneo. Consultor e idealizador de projetos especiais para as empresas Grendene, Do Bem, Papel Craft e The School of Life.

2017_sergio_abranchesSérgio Abranches
Comentarista de ecopolítica na rádio CBN
19 de outubro de 2017 (quinta-feira), 14h, Teatro Celina Queiroz

Bacharel e Mestre em Sociologia (UnB), Mestre e PhD em Ciências Políticas (Cornell University). Comentarista de ecopolítica na Rádio CBN. Autor e coautor de livros, foi premiado por seu trabalho jornalístico/ambiental com o Prêmio Chico Mendes, SOS Mata Atlântica e foi considerado personalidade do ano no Prêmio Jornalista&Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade, em 2011. É diretor e colunista do site de jornalismo ligado ao meio ambiente O Eco.

2017_marcia_tiburiMarcia Tiburi
Colunista da Cult e artista
19 de outubro de 2017 (quinta-feira), 19h, Praça Central da Unifor

Colunista da revista Cult, artista plástica e professora de Filosofia. Graduada em Filosofia e Artes, mestra e doutora em Filosofia (UFRGS) e pós-doutora em Artes (Unicamp). Publicou diversos livros de Filosofia, entre eles “As Mulheres e a Filosofia” e “Filosofia Prática, ética, vida cotidiana, vida virtual”, além de romances como “Magnólia” e “Era meu esse Rosto”, entre outros. Em 2015 lançou “Como Conversar com um fascista – Reflexões sobre o Cotidiano Autoritário Brasileiro”.

2017_fernanda_escossiaFernanda da Escóssia
Jornalista e professora universitária
19 e 20 de outubro de 2017 (quinta e sexta-feira), de 9h às 12h e 14h às 17h

Foi editora do jornal O Globo e repórter da Folha de S.Paulo. É professora dos cursos de  Jornalismo da UFRJ e do IBMEC Rio. Como pesquisadora Fellow da Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas, leciona também no curso de Direito da FGV no Rio. É doutoranda em História e Política no CPDOC/FGV e mestra pela UFRJ. Graduou-se em Jornalismo pela UFC e trabalhou no jornal OPovo e na TV Ceará e TV Verdes Mares.

2017_contardo_calligarisContardo Calligaris
Psicanalista e escritor
21 de outubro de 2017 (sábado), 10h, no Teatro Celina Queiroz

Italiano radicado no Brasil. É graduado em Letras e em Psicanálise, com Doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de Provença, França. Lacan foi um de seus mestres, assim como Roland Barthes. Dramaturgo, escritor, professor, trabalha ainda como colunista na Folha de São Paulo. Foi professor na Universidade da Califórnia e na New School of New York. É também doutor em Semiologia e foi membro da Escola Freudiana de Paris.